Pontos de cultura, grupos de estudo, oficinas, encontros, festivais e a Mesa Redonda do Caboclo dentre outras atividades compõem o circuito de atividades desenvolvidas no âmbito da cultura e evidenciam o status de comprometimento da ACBANTU com a comunidade e adjacentes.
PONTO DE CULTURA LUBITU KWA NDEEMBWA
Compartilhamento de Conhecimentos: Oficinas de Cultura realizadas por Mestras e Mestres de Saberes e Fazeres da Cultura Afro Brasileira.
Itana Maria Ribeiro das Neves – Makota Damuraxó – Bordado Manual Afro
Ana Lucia Santos Almeida – Kota Deloiá – Linguística Bantu
Raimundo Silva – Taata Konmannanjy – Cultura Bantu e Patrimônio Linguístico
Mametu kwa `Nkisi Ildecília Cabral – Culinária Afro Bantu
Vilma Cristina do Nascimento – Ekedji – Gastronomia Afro Baiana
Ioná Pereira da Silva – Kota Omikaia – Dança e Teatro
Mardem Vinícius de Moura – Música
Leno Farias – Construção de instrumentos de percussão e maracatu.
Ana Maria Placidino – Educação Popular e Etnodesenvolvimento
Maria Lúcia Góes Brito – Contação de histórias: Mitos e Lendas Africanas
NÚCLEO KINGOONGO:
Preservação do Patrimônio Material através de projetos de ampliação, reforma e revitalização dos espaços significativos, constituição de Museus Comunitários e Construção de habitações sociais e centros comunitários.
GRUPO DE ESTUDOS LINGUISTICOS TAATA TAWESHE
Composto por pesquisadores que promovem e incentivam a preservação do patrimônio linguístico bantu na diáspora através da realização de cursos introdutórios da Cultura Bantu nas Américas além da realização de Oficinas de preservação da memória nas Comunidades e Universidades envolvendo integrantes dos povos de terreiro, quilombolas, universitários e africanos de origem bantu.
OFICINAS SAALA YE ZAYA
Realização de rodas de diálogos nas comunidades onde o destaque é a memória dos idosos, os nossos “mais velhos” transmitem valores, aprendizados diversos e narrativas que compõem a resistência cotidiana pela preservação cultural afro. Toda a comunidade participa.
ENCONTROS TALA ZA MENSU
Realização de rodas de diálogos territoriais envolvendo diversas comunidades em torno dos saberes de seus Ancestrais relacionando-os com as lutas atuais por direitos, igualdade e respeito. Envolve temáticas diversas escolhidas pelas lideranças com vistas a apoiar a organicidade dos povos e comunidades tradicionais.
FESTIVAL KIZOONGA BANTU
Evento realizado com o objetivo de valorizar e dar visibilidade à cultura bantu presente em todo o Brasil: música, danças, gastronomia, artesanato, literatura, etc. Desde o ano de 2003 já foram realizadas 07 edições do Festival no estado da Bahia.
MESA REDONDA DO CABOCLO CAMARADA AMIGO MEU.
Em homenagem aos Caboclos e ao movimento de independência da Bahia celebrado no dia 02 de Julho. Reúne lideranças de Povos Indígenas e Povos de Terreiro para compartilhamento de suas histórias e estratégias. Personalidades que se destacam na promoção de direitos destes povos recebem a Homenagem Camarada Amigo Meu Prof. Ubiratan Castro. Desde o ano de 2002 foram realizadas 16 edições deste evento.
GALERIA DE FOTOS